ORIENTAÇÕES
imprimir
  ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOBRE AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS

TÍMPANO ROTO OU PERFURADO

Tímpano perfurado é um buraco ou ruptura no tímpano, uma membrana fina a que separa o canal do ouvido com o ouvido médio.
O termo médico para tímpano é “membrana timpânica”.

O ouvido médio é conectado ao nariz pelo tubo eustáquio, o qual equaliza a pressão no ouvido médio.

Um tímpano perfurado é muitas vezes acompanhado pela diminuição e descargas ocasionais.  Dores não são persistentes.

Causas da perfuração do tímpano           

As causas da perfuração do tímpano são geralmente causadas por trauma ou infecção e podem ocorrer :

 

  • Se o ouvido é golpeado em cheio com a mão aberta

  • Com fratura do crânio

  • Depois de uma explosão

  • Se um objeto (tais como: grampo de cabelo, cotonete ou varetinha) é empurrado muito dentro do canal

  • Como resultado de detritos quentes (de solda) ou acido entrando no local.

Infecções no ouvido médio pode causar dor, perda de audição e ruptura espontânea do tímpano resultando em perfuração.   Nestas circunstancias , pode haver drenagem do ouvido, que em termos médicos é chamada de “otite média com perfuração”.

Em ocasiões raras um buraquinho pequeno pode permanecer no ouvido após a inserção do tubo  de ventilação, nesse caso ele pode cair ou é removido pelo médico.

A maioria das perfurações no tímpano, cicatriza-se espontaneamente em poucas semanas, embora alguns levem vários meses. Durante  o processo de cicatrização o ouvido tem que estar protegido de água e trauma.  Essas perfurações no tímpano que não cicatrizam-se espontaneamente, requerem cirurgia.

Efeitos do tímpano perfurado na audição

Geralmente quanto maior for a perfuração, maior a perda de audição.  A localização do buraco (perfuração) no tímpano também afeta o grau da perda da audição.  De traumas severos (ex.: fratura no crânio) desfizer os ossos do ouvido médio o qual transmite  sons de causar lesão para as estruturas internas do ouvido, a perda da audição pode tornar-se grave.

 Se a perfuração do tímpano é através de um acontecimento traumático ou explosivo, a perda da audição pode ser grande e zumbidos no ouvido podem ser graves.  Neste caso a audição geralmente volta parcialmente, e os zumbidos diminuem em poucos dias.  Infecções crônicas, como resultados da perfuração podem causar maior perda de audição. 

Tratamento da perfuração do tímpano 

Antes de tentar qualquer tratamento para perfuração, um teste de audição  dever ser feito.

A  prevenção da entrada de água  durante o banho ou nadando ( o que pode causar infecção no ouvido ) melhorara a audição e diminuirá o zumbido.

Também prevenirá o desenvolvimento de COLESTEATOMA (cisto de pele no ouvido médio), que pode causar infecção crônica e a destruição das estruturas do ouvido.

Se a perfuração for muito pequena, otorrinolaringologistas poderão observar a perfuração com o tempo e ver se fechara espontaneamente como também poderão fazer um curativo no paciente no próprio consultório.

Geralmente com o fechamento da membrana timpânica a melhora na audição é notada.  Vários curativos  são requeridos antes que a perfuração feche completamente. 

Há varias técnicas cirúrgicas, mas todas basicamente colocam tecido na perfuração permitindo a cicatrização.  O nome para esse procedimento é TIMPANOPLASTIA.

É uma cirurgia com bastante sucesso em fechar permanentemente a perfuração e resulta em progressos na audição.  Geralmente é feita com internação rápida.Em alguns casos a cirurgia poderá não ter o resultado esperado.


Rua 30, nº1360/1366-Barretos-SP-Tel:(0XX17)3322-0594/3322-0731-iorlb@hotmail.com
©Copyright 2004. Todos direitos reservados. Desenvolvimento
mlm